abril 19, 2019 5:42 pm Publicado por

Você sempre escreveu. Consegue transcrever as ideias para o papel, transformar pensamento em palavras, só que ultimamente você tem notado que os seus textos não progridem, não estão claros, estão meio truncados. Ou então os seus leitores não compreendem muito bem o que você quer dizer, enquanto seus professores tem reclamado de parágrafos confusos. Fica com vergonha de enviar o arquivo do texto para o orientador. Os escritos parecem bons, mas não tão bons…  talvez pudesse melhorar… mas não sabe o que fazer…

Bem, aqui ninguém é tão pretensioso ao ponto de achar que os textos que produzimos são perfeitos, impecáveis, desprovidos de enganos. Em alguns casos, o próprio revisor textual precisa de um revisor textual, até porque, em alguns momentos, por mais que você leia, releia, leia de novo o seu texto, aquela vírgula que está sobrando você não a vê, aquela frase que você jura que está clara, não está, aquela justificativa que você aposta que fez bem feita, não tapa nem o buraco do primeiro critério! (claro que estou exagerando um pouco).

Por isso, o ideal é que você contrate um profissional para revisar os seus textos, pois, ao ter essa atitude, você estará contribuindo para a veiculação de conhecimentos de maneira legitimada, além de deixar que o seu texto brilhe mais. Portanto, contratar um revisor/a textual, para, obviamente, revisar o seu texto, servirá para:

  • dizer não à ambiguidade e aos textos confusos: Um texto que possibilita diversas interpretações ou que não tenha informações claras, completas, coerentes, só dificulta que seu leitor, cliente, receptor entenda a sua mensagem, fazendo com que você perca um público-alvo. Por esse motivo, com uma revisão textual, seus textos serão coesos, coerentes, com as informações necessárias para que, ao ser lido, ele faça sentido.
  • elucidar questões acerca da linguagem que você está empregando: Ao se produzir um texto, é preciso determinar qual é o objetivo da mensagem. É vender algo? É solicitar? Motivar? Informar? Qual é o propósito da sua escrita? Considerando isso, pensamos no local onde será circulado e quem terá acesso, verifica-se se o texto e o objetivo estão atrelados. Caso não esteja, nós, revisores, conseguimos modalizar esse discurso, torná-lo mais objetivo ou mais persuasivo; mais emotivo, ou motivador; mais informativo ou descritivo.
  • solucionar os problemas gramaticais e ortográficos: Não acho que exista certo e errado na língua oral, não acho que seja necessário escrevermos seguindo a norma culta o tempo todo. Entretanto, a gramática existe para uma coisa: normatizar a língua. Com esse recurso bem empregado (inclusive com conhecimento das regras que são boas para se infringir) qualquer pessoa que ler seu texto conseguirá entendê-lo. Escrever bem, não significa ser verborrágico. Pelo contrário, quanto mais simples, dependendo do seu objetivo, melhor. Afinal, queremos que qualquer pessoa que acompanha o seu trabalho ou o seu leitor possa te compreender, não é mesmo? Caso ache as normas difíceis, um revisor é alguém apto para pensar sobre essas questões.
  • contribuir com a organização das ideias do texto: Ao escrever, normalmente, colocamos as ideias no papel ou no word, certo? Essas ideias fazem sentido na disposição que elas estão? Elas são relevantes? Qual é a sua ideia principal? O que é interessante explorar ou deixar de lado? Qual é a relevância das informações? Como destacá-las? Como ser objetivo? Essas perguntas podem ser respondidas e resolvidas por um revisor textual!
  • sugerir uma conexão de sentido e/ou estrutura para os parágrafos:Colocar um conectivo entre parágrafos para que seu texto não seja fragmentado não é suficiente. Se seu texto não é bem construído, ele vira apenas blocos de informações sem sentido ou ligação. Qualquer texto precisa de parágrafos bem costurados para que o leitor se interesse, queira e continue a leitura até o final. É preciso, então, um fio condutor. Ter a linha, o carretel, a agulha e a mão que costura um tecido no outro, sem que isso se transforme apenas retalhos desconectados. Como estou utilizando uma metáfora, não é à costureira que me refiro, mas ao revisor.

Além desses motivos, temos vários outros! Nós estamos em constante mudança e, em consequência, a linguagem verbal, escrita, a língua, seus usos e tudo mais também se altera. Não somos obrigados a saber tudo, acompanhar tudo ou escrever tudo perfeitamente. Não. O que precisamos é produzir textos que transfiram conhecimento, toquem seus leitores, possibilitem uma leitura fluída e sem obstáculos de compreensão! Que seu texto seja coerente, coeso, bem argumentado, desenvolvido e claro! Isso sim é o que precisamos.

Mas me diz aí, qual é a relevância de um texto bem escrito para você?

Tag: , , , , , , ,

Categorizados em: , ,